7Nosso desejo voraz de ter

Hoje eu estava olhando um gatinho muito fofo na rua que rolava no chão e corria atrás do rabo. Pensei, esse gatinho é muito lindo tinha que ser meu. Na mesma hora eu refleti, porque será que todas as coisas que a gente acha bonita nós queremos pra gente?
Vivemos numa sociedade de consumo, onde somos incentivados a comprar apenas pelo sentimento de achar bonito. Eu gostei entao quero que seja meu. Isso gera muito mais do que uma conta no cartao de credito, isso gera um sentimento de propriedade privada com coisas e seres que nao deveriam pertencer a ninguem. Nos queremos morar em um condomínio que tenha uma praia particular, queremos que um homem ou mulher seja nosso. O filho tambem me pertece, nao os criamos pro mundo. Os animais e a natureza sao os que mais sofrem porque nao tem como se defender. Vi um passarinho bonito, quero ele cantando so pra mim, o macaquinho fofinho quero tambem na minha varanda, ja nao bastasse comer o peixe, o boi, a galinha e o porco, eles querem comer carne de rá, cordeiro, coelho, e tudo o que tiver pela frente. Vejo uma flor bonita na natureza,  quero arrancar pra mim. Nao acho que o ser humano nao deve fazer intervenções na natureza, existem projetos sustentaveis lindos, mas a maioria das nossas intervenções sao depredatorias e so pensam no nosso beneficio imediato. Fiquei pensando sera que eu conseguiria ir em uma loja legal ou um atelier de arte, achar tudo muito lindo, e mesmo não precisando de nada e tendo dinheiro, resolver somente apreciar a arte. Acho que eu nao conseguiria, ja estou condicionada a este pensamento de ter algo que acho bonito. Tenho refletido muito nisso ultimamente e resolvido fazer o movimento contrario de aproveitar os momentos de apreciação do belo. Deus fez a natureza linda, os animais cada um com sua diversidade, as pessoas com culturas de seus lugares diversas, deu criatividade pra nós desenvolvermos obras de arte e de tecnologia. Vamos desfrutar a beleza da vida ser querer possuir tudo o que vemos pela frente.

Deixe um comentário

