Poesia……. corpo da mulher/ mulher objeto

Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu de batismo ou de cartório…
Um nome…estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nessa vida
Meu copo, minha xícara,
Minha toalha de banho e sabonete,
Meu isso, meu aquilo,
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidências,
Costume, hábito, premência,
Indispensabilidade,
Fazem de mim mulher-anúncio itinerante,
Escrava da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É duro andar na moda, ainda que a moda seja negar minha identidade,
Trocá-la por mil, açambarcando
Com que inocência demito-me de ser
Eu que antes era e me sabia
Tão diverso de outros, tão mim mesma,
Ser pensante, sentinte e solitária
Com outros seres diversos e coscientes
De sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio
Ora vulgar, ora bizarro
E nisto me comprazo, tiro glória
De minha anulação
Não sou – vê-lá – anúncio contratado.
Eu é que pago
Para anunciar, para vender
Através da minha bunda,dos meus seios,
Da abilidade maternal (que me dizem inata)
Vender carros, cerveja, xarope para crianças, sabão em pó
Onde terei jogado fora
Meu gosto e capacidade de escolher,
Minhas idiossincrasias tão pessoais,
Tão minhas que no rosto se espelhavam
E cada gesto, cada olhar,
Cada vinco da roupa.
Da vitrine me tiram, recolocam,
Objeto pulsante mas objeto
Por ostentar assim, tão orgulhosa
De ser não eu, mas artigo industrial
Peço que meu nome retifiquem.
já não convém o título de mulher.
Meu nome novo é Coisa
Eu sou a coisa, coisamente.

*"Eu-etiqueta" de Carlos Drummond Andrade
(livre adaptação)

 

Resolvi escrever esta poesia  devido a minha indignição a falta de respeito que presencio, dos homens em relacão as mulheres. É algo revoltante… não se pode mais sair na rua sem ouvir uma gracinha….isso é humilhante…nós, mulheres sermos tratadas como um objeto de conquista.. onde está ali pra ser avaliada… se é bonita ou não…não aguento mais essa situação!!

Deixe um comentário

